Aço inox no ambiente hospitalar

Ambiente Hospitalar

Risco iminente de todos os que precisam passar por algum procedimento hospitalar, as infecções, causadas por fungos, bactérias ou vírus, ainda são realidade nas unidades de saúde brasileiras.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), infecções hospitalares atingem cerca de 14% dos pacientes internados, além de ser responsável por mais de 100 mil mortes no Brasil todos os anos. E com o objetivo de mostrar que as doenças adquiridas em hospitais podem ser diminuidas pela escolha correta do tipo material usado em superfícies e equipamentos, neste post vamos falar sobre o papel do aço inox em hospitais.

Em 1850, mais ou menos 50 anos antes que os científicos entenderam que os microrganismos eram responsáveis por muitas enfermidades, a reconhecida enfermeira inglesa Florence Nightingale, descobriu que seus pacientes apresentavam uma grande melhoria quando o ambiente de hospital estava limpo.

Nightingale instaurou um serviço de lavanderia e higienizava todos os equipamentos rigorosamente. A enfermeira acreditava no que ela chamou de “senso comum”. As medidas de limpeza reduziram as taxas de mortalidade de pacientes com cólera, tifo e disenteria de 42% para apenas 2%. Cento e cinquenta anos depois, apesar dos enormes avanços nos estudos sobre microrganismos patogênicos e seu papel nas infecções adquiridas em hospitais, a limpeza hospitalar tem sido identificada como componente-chave (mas muitas vezes negligenciada) no controle doenças.

As superfícies de contato dos equipamentos têm provado ser uma fonte de contaminação cruzada significativa, a desinfecção regular destas superfícies é importante e útil, mas geralmente não o suficiente para parar o crescimento e a multiplicação desses patógenos.

O necessário é uma estratégia global para garantir práticas de higiene apropriadas em todas as instituições de saúde, como também em operações de processamento de alimentos. No entanto, em ambientes reais, onde as medidas de higiene são insuficientes, as superfícies como as de aço inox tem um papel importante para limitar a contaminação cruzada. As superfícies de contato têm o potencial antimicrobiano, juntamente com outras medidas de higiene, para evitar a propagação de doenças infecciosas.

Inox no Ambiente hospitalar

Devido ao fato de lidarem com vidas, os hospitais e outras instituições da área da saúde necessitam de estruturas, equipamentos e materiais preparados e especializados para um Ambiente Hospitalar, que proporcionem garantia de higiene, total assepsia e segurança para os envolvidos. E é neste ponto que o aço inox, largamente difundido
pela indústria hospitalar, tem se destacado no Ambiente Hospitalar.

São muitos os benefícios do aço inox no ambiente hospitalar. Devido à sua superfície completamente compacta, livre de poros e outras protuberâncias, o inox é prático por facilitar o processo de limpeza, assim como apresentar-se extremamente resistente contra a oxidação. O inox, ainda, comporta baixíssima retenção de microrganismos, o que garante a assepsia dos processos.

Sobretudo, atendendo plenamente às demandas do setor, o aço inox é a melhor opção para hospitais, clínicas e biotérios. Para maiores informações sobre produtos de aço inox, entre em contato com a Jedox. São diversos tipos de produtos, criados para atender à sua necessidade. Mande-nos uma mensagem e saiba mais!